Notícias

Sintra participa em projeto da Federação Portuguesa de Futebol

Sintra participa em projeto da Federação Portuguesa de Futebol

A Câmara Municipal de Sintra aprovou a implementação do projeto-piloto “Bola Mágica”, com a Federação Portuguesa de Futebol, a Associação de Futebol de Lisboa e o Agrupamento de Escolas D. Carlos I.

Aprovado em reunião de executivo, este projeto-piloto é dirigido a crianças do 1.º ciclo do ensino básico e decorre no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular, em sessões destinadas à prática da atividade desportiva, nomeadamente, através de jogos pré-desportivos.

Para o presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, "a concretização deste projeto é de extrema importância, pois todos sabemos os benefícios que o desporto tem para a saúde, por isso também é nosso dever estimular as crianças para a prática de exercício desde cedo e a terem hábitos de vida saudáveis”.

Este projeto tem como principais objetivos a promoção da atividade física e do desporto como elementos fundamentais para um estilo de vida saudável; proporcionar aos jovens uma sólida e agradável introdução à atividade física, contribuindo para a criação de hábitos de prática desportiva ao longo da vida; e estabelecer a prioridade no desenvolvimento das habilidades iniciais, proporcionando às crianças uma escolha centrada na diversão.

As sessões que compõem esta iniciativa têm a bola como elemento fundamental, mas estruturam uma oferta que não se restringe ao futebol, evitando desta forma que as crianças se foquem numa só modalidade.

“Bola Mágica” é um projeto de dinamização da prática da atividade física da Federação Portuguesa de Futebol, inserido no plano “Futebol 2030, e está presente em 44 escolas, abrangendo mais de 1.600 crianças.

A realização desta iniciativa irá permitir recolher dados de modo a avaliar o seu impacto na saúde infantil dos participantes. Para tal estão envolvidas no projeto um total de 15 instituições de Ensino Superior, responsáveis por realizar testes de competência motora nos grupos piloto e controlo, antes e depois do projeto.

 

Author’s Posts

Image

Departamento de Educação, Juventude e Desporto / Divisão de Desporto
Centro Cultural Olga Cadaval, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra
Telefone: 21 923 61 35
E-mail: desp@cm-sintra.pt

Image
Image
Image