Notícias

Inscrições abertas para a 31.ª Corrida “Fim da Europa”

Inscrições abertas para a 31.ª Corrida “Fim da Europa”

Estão abertas as inscrições para mais uma edição da Corrida “Fim da Europa”, prova desportiva organizada pela Câmara Municipal de Sintra que decorrerá no dia 30 de janeiro de 2022, com partida marcada para a Volta do Duche, em Sintra.

Esta prova, que vai já na sua 31.ª edição, percorrerá a Serra e a Vila de Sintra – Património Mundial da Unesco, uma das paisagens mais emblemáticas e encantadoras de Portugal que há mais de 30 anos acolhe no mês de janeiro milhares de atletas que, ano após ano, se juntam para desafiar o misticismo da Serra de Sintra envolta de uma inigualável beleza natural e de um rico património histórico cultural.

As características únicas desta corrida, conferidas por um conjunto de fatores singulares, como o clima (pelas condições climatéricas mais agrestes que se fazem sentir em Sintra em janeiro), o traçado do percurso, a dureza da prova, a singularidade da riqueza natural e patrimonial aqui encontrada, posiciona-a entre as 10 primeiras no livro World’s Ultimate Running Races, da Harper Colling Publishers, que destaca as 500 mais emblemáticas provas do género a nível mundial.

Com partida marcada para as 10h00 na Vila de Sintra, junto à Fonte Mourisca, o percurso passará junto ao Largo Rainha Dona Amélia e seguirá pela Rampa da Penha, Zona Florestal da Peninha, serpenteando a serra de Sintra.

A última parte da corrida tem como pano de fundo o Oceano Atlântico, que servirá também de anfiteatro para a Meta da prova que será colocada mesmo em cima das arribas e junto ao Farol do Cabo da Roca, conhecido mundialmente por ser o ponto mais ocidental do continente Europeu.

A participação está limitada a 3000 atletas e requer inscrição prévia AQUI

Clube Sintrense conquista Campeonatos Nacionais de Atletismo

Clube Sintrense conquista Campeonatos Nacionais de Atletismo

O Clube Juventude Operária de Monte Abraão (JOMA) venceu a II Divisão dos Campeonatos Nacionais de Clubes de Atletismo, em femininos, que se realizaram no passado fim de semana, em Guimarães.

A JOMA obteve 127 pontos nas competições, tendo para isso contribuído a vitória na estafeta de 4x400 metros, as vitórias de Enya O Driscoll no lançamento do peso, as vitórias de Lecabela Quaresma no salto em altura e no triplo salto, as vitórias de Tamiris De Liz nos 100 metros e nos 200 metros, o segundo lugar alcançado por Carla Mendes nos 800 metros e o terceiro lugar conquistado Maria Chambel no salto com vara.

A Câmara Municipal de Sintra congratula a Juventude Operária de Monte Abraão (JOMA) pelos resultados alcançados.

Clube de Sintra nos pódios do Campeonato de Lisboa de Trail

Clube de Sintra nos pódios do Campeonato de Lisboa de Trail

O Clube de Atletismo de Sintra conquistou diversos títulos no Campeonato de Lisboa de Trail que se realizou em São João das Lampas, no passado domingo, dia 20 de junho.

O Campeonato de Lisboa de Trail é um evento constituído por duas provas, uma de 20 Km e outra de 10 Km, tendo os atletas do clube sintrense feito um bom desempenho em ambas as provas e conquistado 3 lugares no pódio e um quarto lugar no Trail de 10 Km.

O Campeonato de Lisboa de Trail é uma prova organizada pela Associação de Atletismo de Lisboa.

Principais resultados:

- Jorge Pardal – 1º Classificado no escalão M45;

- Tiago Dias – 2º Classificado no escalão Sénior;

- Isidro Simões – 3º Classificado no escalão M45;

- Cristina Cunha – 4ª Classificada no escalão F50.

Sintra nos pódios no Campeonato Regional de Estrada

Sintra nos pódios no Campeonato Regional de Estrada

A Casa do Benfica de Algueirão-Mem Martins, o Centro de Cultura e Desporto Sintrense, o Clube de Atletismo de Sintra e o Moto Clube TT Montes Saloios conquistaram diversos títulos no Campeonato Regional de Estrada da Associação de Atletismo de Lisboa, que se realizou em Torres Vedras, no passado dia 23 de maio.

Os clubes desportivos de Sintra estiveram em plano de evidência durante toda a competição, com as brilhantes prestações conseguidas pelos atletas sintrenses que, no final, evidenciaram a boa performance em que se encontram e trouxeram para casa uma panóplia de vitórias alcançadas tanto em termos individuais como coletivos.

Principais resultados da competição:

Casa do Benfica de Algueirão-Mem Martins

Classificação individual:

Nicole Neves – Vice-Campeã em Benjamins A

Artur Santiago – 3º Lugar em Veteranos M45

Américo Pereira – Vice-Campeão em Veteranos M55

Jaime Pinto – 3º Lugar em Veteranos M60

José Fernandes – Campeão em Veteranos M70

Albino Oliveira – 3º Lugar em Veteranos M75

José Silvério – Campeão em Veteranos M80

Classificação coletiva:

Campeã em Veteranos Masculinos

3º Lugar em Veteranos Femininos

Centro de Cultura e Desporto Sintrense

Classificação individual:

Diogo Clara – Vice-Campeão em Juvenis

Júlio Finote – Vice-Campeão em Veteranos M50

Clube de Atletismo de Sintra

Classificação individual:

Carolina Proença – Campeã em Juniores

Lara Cláudio – Campeã em Sub23

Bruno Lourenço – Campeão em Seniores

Jorge Sousa – Vice-Campeão em Veteranos M40

Classificação coletiva:

Vice-Campeão em Iniciados Femininos

Vice-Campeão em Absoluto Femininos

Vice-Campeão em Absoluto Masculinos

Moto Clube TT Montes Saloios

Classificação individual:

Carlos Antunes – 3º Lugar em Veteranos M70

Clubes de Sintra garantem apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes

Clubes de Sintra garantem apuramento para a Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes

O Clube de Atletismo de Sintra e a Juventude Operária de Monte Abraão marcaram presença na Fase de Apuramento do Campeonato Nacional de Clubes de Pista ao Ar Livre, que se realizou nos dias 22 e 23 de maio, em Torres Vedras.

O Clube de Atletismo de Sintra alcançou o 20º lugar entre as 43 equipas inscritas, em masculinos, posição que garante o apuramento para a 3ª Divisão na Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes em Atletismo.

A Juventude Operária de Monte Abraão alcançou o 12º lugar entre as 34 equipas inscritas, em femininos, resultado que possibilita o apuramento para a 2ª Divisão na Fase Final do Campeonato Nacional de Clubes em Atletismo.

COVID-19 | 31.ª edição da Corrida Fim da Europa adiada

COVID-19 | 31.ª edição da Corrida Fim da Europa adiada

A Câmara Municipal Sintra informa que a 31ª edição da Corrida “Fim da Europa” não se realizará na sua data tradicional, último domingo do mês de janeiro, devido ao atual contexto da pandemia de Covid-19.

A autarquia de Sintra está a acompanhar as condicionantes que a pandemia continua a provocar neste tipo de atividade desportiva, ficando a realização desta prova, no corrente ano, condicionada à existência de condições sanitárias para a sua realização.

O serpentear da serra, a sua beleza natural, os seus monumentos, a dureza do percurso e a chegada ao mar, faz da Corrida “Fim da Europa” uma prova ímpar, considerada por muitos como uma das provas mais bonitas realizadas em Portugal.

A prova é composta por um percurso de 16.945 metros, com partida da Volta do Duche (junto à Fonte Mourisca) e chegada ao Cabo da Roca.

Mais informações AQUI.

Atlético de Queluz e Basket de Queluz garantem apuramento para Proliga

Atlético de Queluz e Basket de Queluz garantem apuramento para Proliga

O Clube Atlético de Queluz e o Clube Basket de Queluz alcançaram o apuramento para a Proliga, a segunda mais importante competição de basquetebol em Portugal organizada pela Federação Portuguesa de Basquetebol.

A fase final de apuramento – zona sul para a Proliga decorreu nos dias 26 de setembro, 3 e 5 de outubro, no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra e no Pavilhão Henrique Miranda, em Queluz. A competição foi disputada pelo Clube Atlético de Queluz, Clube Basket de Queluz, Chamusca Basket Clube e Basket Almada Clube.

O dia 26 de setembro começou por colocar frente a frente as equipas do Clube Atlético de Queluz e o Basket Almada tendo a equipa da casa conseguido impor a sua melhor tática de jogo e vencer a equipa adversária por um parcial de 66-52. Por sua vez, no jogo de apuramento disputado entre o Clube Basket de Queluz e o Chamusca Basket Clube a equipa chamusquense mostrou superioridade e terminou a partida com uma tímida vantagem de 3 pontos sobre a equipa adversária.

A 3 de outubro as equipas de basquetebol de Sintra voltaram a colocar-se à frente no marcador. O Clube Atlético de Queluz venceu o Chamusca Basket Clube por um confortável parcial de 82-60, e o Clube Basket de Queluz conseguiu levar a melhor sobre a equipa adversária ao vencer o Basket de Almada por 64-57.

O último dia da fase final de apuramento para a Proliga, disputado a 5 de outubro, colocou frente a frente o Clube Basket de Queluz e o Clube Atlético de Queluz, numa partida que teve lugar no Pavilhão Henrique Miranda e que terminou com a vitória do Clube Atlético de Queluz por 84-52; para dentro do campo voltaram também as equipas do Chamusca Basket Clube e do Basket Almada tendo os chamusquenses vencido pelos parciais 80-61 na derradeira jornada disputada na Escola EB 2,3 da Chamusca.

No final, a boa performance demonstrada pelas equipas sintrenses no decorrer da competição permitiu ao Clube Atlético de Queluz e ao Clube Basket de Queluz alcançar o tão desejado apuramento para a segunda maior competição de basquetebol que se realiza todos os anos em Portugal.

A 1.ª jornada da competição Proliga – zona Sul inicia-se a 17 de outubro.

Basket de Queluz confirma presença na Liga Skoiy

Basket de Queluz confirma presença na Liga Skoiy

A equipa feminina do Clube de Basket de Queluz (CBQ) venceu este domingo, em Casal de Cambra, o Esgueira/Aveiro/Sarifer e confirmou a sua presença na Liga SKoiy – Liga Feminina de Basquetebol.

Com dois pontos de vantagem conquistados à equipa anfitriã no primeiro jogo de apuramento (60-62), realizado a 26 de setembro em Esgueira no concelho de Aveiro, a equipa feminina do Clube de Basket de Queluz compareceu confiante no segundo e decisivo jogo de apuramento para a principal competição do basquetebol feminino – Liga Skoiy – que decorreu no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra.

Durante a partida as emoções estiveram ao rubro, com a equipa visitante a impor o seu melhor ritmo no início da partida chegando a um parcial de 11-19. Já perto do intervalo, as anfitriãs do CBQ conseguiram manter equilibrada a partida e terminar a primeira parte com vantagem no marcador (20-25). Na segunda parte, a equipa da casa depois de ter estado em desvantagem com baixas percentagens de lançamento e frequentes perdas de bola, conseguiu no momento certo colocar em prática a sua melhor tática de jogo, revirar o marcador e terminar a partida com uma vitória pelos parciais 52-48.

Com esta vitória, a equipa sintrense de basquetebol conquistou um lugar de destaque no principal escalão do basquetebol português feminino e assegurou a sua participação na edição deste ano da Liga Skoiy.

Clube Basket de Queluz pode alcançar apuramento para a Liga Skoiy este domingo

Clube Basket de Queluz pode alcançar apuramento para a Liga Skoiy este domingo

A equipa feminina do Clube Basket de Queluz venceu, esta sexta-feira, o Esgueira/Aveiro/Sarifer por 62-60. A vitória no jogo, realizado em Esgueira no concelho de Aveiro, permitiu à equipa sintrense ganhar vantagem no apuramento para a principal competição do basquetebol feminino, a Liga Skoiy – Liga Feminina de Basquetebol.

A segunda e decisiva partida está agendada para este domingo, dia 27 de setembro, às 16h00 no Pavilhão Municipal de Casal de Cambra no concelho de Sintra. Um empate, ou mesmo uma derrota por um ponto, será suficiente para a equipa feminina garantir o apuramento. O jogo terá transmissão em direto plataforma FPBtv.

O Clube Basket de Queluz foi fundado em 2006, mas foi a partir de 2008 que se focou na formação de jovens atletas promovendo a prática do desporto junto da população jovem. 

Image

Departamento de Educação, Juventude e Desporto
Avenida Movimento das Forças Armadas, n.º 8 
Portela de Sintra
2710-431 Sintra
Telefone - 21 923 88 50 / 21 923 88 51 / 21 923 88 52
E-mail: ded@cm-sintra.pt



Image
Image
Image