Notícias

Atletas de Sintra que participaram no Mundial Feminino de Futebol recebidas nos Paços do Concelho

Atletas de Sintra que participaram no Mundial Feminino de Futebol recebidas nos Paços do Concelho

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, recebeu a treinadora adjunta e três atletas da seleção nacional feminina de futebol nos Paços do Concelho, esta segunda-feira, para uma cerimónia de homenagem.

Andreia Jacinto, Dolores Silva, Inês Pereira e Rita Gonçalves começaram a dar os primeiros passos no futebol em Sintra e representaram Portugal no Mundial de 2023, um marco histórico para o futebol feminino português ao conquistarem o apuramento pela primeira vez nesta competição.

Para Basílio Horta, "Sintra está duplamente orgulhosa pelas vossas vitórias, que enobrecem não só o concelho, mas o país”, referindo ainda que “estão de parabéns pelas vossas conquistas e por toda a atuação que tiveram ao longo do apuramento e no Mundial. Foi um momento de extrema importância que reforça a necessidade de conceder ao futebol feminino o espaço, a atenção e o respeito que merece”.

A jogadora Andreia Jacinto iniciou a prática do futebol nas escolas do Sport União Sintrense e, em 2017, ingressou na Seleção Nacional ao serviço das sub-16. 

Já Dolores Silva, começou a sua jornada no Real Sport Clube, seguindo-se uma passagem pela Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro. Em 2007 representou Portugal pela primeira vez, ao serviço das sub-19.  

A guarda-redes Inês Pereira estreou-se no futebol no Atlético Clube do Cacém, tendo ainda passado pela Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro. Representou Portugal pela primeira vez ao serviço das sub-16, em 2015.

O percurso da treinadora adjunta Rita Gonçalves começou nos relvados, como jogadora no Sporting Clube de Lourel, Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro e Sport União Sintrense. Em 2009, deu início à sua carreira de treinadora na Sociedade Filarmónica União 1º Dezembro, seguindo depois para o Sport União Sintrense. Em 2019, assumiu o cargo de treinadora das seleções nacionais, marcando um novo capítulo na sua carreira.

O Campeonato do Mundo Feminino realizou-se, de 20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia. A equipa das "quinas" fez a sua primeira exibição no Mundial feminino e ficou pelos oitavos de final, com quatro pontos, após defrontar a Holanda, o Vietname e os Estados Unidos, com uma derrota, uma vitória e um empate, respetivamente.

Author’s Posts

Image

Departamento de Educação, Juventude e Desporto / Divisão de Desporto
Centro Cultural Olga Cadaval, Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, 2710-720 Sintra
Telefone: 21 923 61 35
E-mail: desp@cm-sintra.pt

Image
Image
Image